• Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Penedo - AL, 2019

O curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, através do Grupo de Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental, o Consulado Honorário de Portugal em Maceió e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim), com apoio da Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria de Cultura e a Taluan Produções, promovem a X Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB). O evento, que já faz parte do calendário cultural de Alagoas, transforma-se no Festival Internacional de Música, com a presença de músicos, professores e pesquisadores com formação em vários países e universidades, vindos de Portugal e de várias localidades do Brasil. Nossa proposta é promover um grande encontro reunindo todos, junto a comunidade, numa programação com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas, fóruns, publicações de livros e revista cientifica e mesas-redondas.

O Encontro acontecerá na bela cidade de Penedo, localizada no sul de Alagoas, reconhecida por seu patrimônio artístico-cultural. Por sua grande importância na história de nosso País, teve seu tombamento em 1989, pelo Estado de Alagoas, no Governo Divaldo Suruagy e, posteriormente, como Patrimônio Artístico Nacional, pelo governo federal, em 18 de dezembro de 1995, por meio da Portaria de nº 169. Os grandes acontecimentos que a cidade vivenciou ao longo dos séculos ainda podem ser vistos nas valiosas obras arquitetônicas dos sobrados e das igrejas em estilo barroco rococó do século 17, um patrimônio que serviu de cenário para grandes episódios da nossa história. Penedo é um lugar de belezas naturais, banhada pelas águas tranquilas do “Velho Chico”, uma ponte para a fusão entre várias culturas. Tudo isso, resultou na sua diversidade artístico-cultural, de intelectualidade produzida por seus filhos ilustres e por seus admiradores, que souberam valorizar a sua arte, tanto na escultura, na pintura, como em sua música, criando, assim, uma identidade própria, cuja beleza encantou e encanta a todos que são atraídos por suas riquezas.

Aproveitamos para desejar boas-vindas aos nossos convidados e aos parceiros e ratificar a importância da JPMB para a nossa Universidade Federal de Alagoas e para o Estado. Alagoas é celeiro de músicos de vários estilos e gêneros e a relevância do evento tem sido reconhecida por parceiros, sendo que a cada ano congrega-se mais apoio de instituições e gestores que acreditam no trabalho da educação musical proposto e no que o mesmo pode resultar. Também estamos comemorando o reconhecimento pela comunidade científica com as classificações da JPMB em editais de fomento e congressos. Há exemplos destas premiações por quatro anos consecutivos com o edital e AORC/FAPEAL entre os anos de 2016 a 2019 por mérito pedagógico e artístico e com o PAPEP/CAPES em 2016.

Nesta edição, comemoramos nestes 10 anos de existência a continuidade das parcerias com órgãos públicos como Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Penedo, além de setores privados das indústrias de instrumentos e seus representantes como a Barkley Brazil, D’addario e Roriz. Da mesma maneira somos gratos às instituições e Universidades inseridas como; UFBA, UFSM, UFG, USP, UNESP, UFRN, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Piaget/Portugal, UFG, Unicamp, Unisantos e FAPEAL (Fundação de apoio a Pesquisa do Estado de Alagoas). Entre as atividades ratificamos a abertura dos fóruns de Maestros, Cultura e Musicologia como também a participação de alunos da rede pública de ensino de Penedo na abertura da JPMB NAS ESCOLAS em parceria com o Projeto A Criança, a Cidade e o Patrimônio inserido no contexto das palestras que discutam o patrimônio e a realidade das Filarmônicas ribeirinhas do Rio São Francisco e demais regiões de Alagoas, dentro do programa de Bandas de Música, fortalecendo nosso evento. Portanto isto é a JPMB! Bem vindos!

Marcos dos Santos Moreira

Coordenador-geral da JPMB

Equipe organizadora da JPMB 2019

©ecim2019
todos os direitos reservados